fbpx
E-Commerce

Saiba o que avaliar na hora de escolher uma hospedagem para magento

Hospedagem Magento: está aí um dos fatores mais importantes no que se refere ao desempenho das lojas virtuais desenvolvidas nessa plataforma. Engana-se quem pensa que o simples fato de utilizá-la já será o suficiente para garantir a boa experiência dos visitantes.

Apesar de ser robusta, completa e totalmente flexível, a plataforma Magento precisa estar muito bem hospedada. Caso contrário, tirar o máximo do seu desempenho será uma tarefa um tanto quanto complicada, para não dizer impossível.

E foi pensando nisso que preparamos este artigo, para mostrar o que deve ser avaliado na hora de escolher uma hospedagem Magento. Está pronto para conferir? Então vamos lá!

Sistema operacional e requisitos mínimos necessários

Da mesma maneira que se deve conhecer as necessidades básicas para rodar um determinado programa ou aplicação, é preciso saber também qual o sistema operacional mais adequado para uma hospedagem Magento.

Esse é o primeiro passo a ser dado. Entenda que, sem esse conhecimento, será difícil deixar o seu e-commerce operando perfeitamente no servidor. E para obtê-lo, não há segredo, pois é a própria companhia quem fornece os requisitos mínimos para o bom funcionamento da plataforma, que são:

Magento 1.x

  • sistema operacional — Linux x86 ou x86-64;
  • servidor web — Nginx 1.7.x ou Apache 2.x;
  • PHP — 5.4, 5.5 ou 5.6;
  • extensões PHP — DOM, PDO_MySQL, iconv, simplexml, mcrypt, hash, curl, DG e SOAP (Webservices API);
  • configurações adicionais — memory_limit 512 MB e safe_mode off;
  • base de dados — MySQL 5.5 (Oracle ou Percona);
  • tecnologias suportadas — Redis e Memcached.

Magento 2.x

  • sistema operacional — Linux x86-84;
  • compositor — necessário para os desenvolvedores que queiram criar extensões ou contribuir com códigos;
  • servidor web — Nginx 1.8.x (ou versão principal mais recente) ou Apache 2.2/2.4 (o módulo “mod_rewrite” deve estar habilitado);
  • PHP — 7.0.2, 7.0.4, 7.0.6, 7.0.x, 7.1.x (as versões 7.0.0, 7.0.1, 7.0.3 e 7.0.5 não são suportadas);
  • extensões PHP — curl, GD, SimpleXML, xsl, xml, zip, mcrypt, mhash, intl, ImageMagick 6.3.7 (ou superior), mbstring, soap e bc-math (Community Edition);
  • extensões opcionais recomendadas — php_xdebug 2.2.0 (apenas para ambientes de desenvolvimento) e opcache;
  • configuração adicional — memory_limit (mínimo 512 MB) e safe_mode off;
  • MySQL 5.6.x ou 5.7 (compatível com Percona ou MariaDB).

Tanto para a versão Magento 1.x quanto para a Magento 2.x, será necessário um certificado SSL válido para os HTTPS. As opções “autoassinadas” não serão suportadas.

Vale repetir que os dados acima descritos foram baseados nas recomendações da própria Magento. Conhecer a sua hospedagem do começo ao fim pode não ser uma obrigação, porém, é interessante estar por dentro das necessidades básicas para a boa performance dessa plataforma.

Para facilitar o seu trabalho, opte por um fornecedor especializado e que tenha, nos seus serviços, a hospedagem Magento. Essa disponibilidade é um sinal de que você não precisará se preocupar com a compatibilidade dos sistemas operacionais e com os requisitos mínimos necessários.

Por ter na hospedagem Magento uma de suas especialidades, é certo que o provedor do serviço saberá como proceder em termos de qualidade e desempenho.

Quantidade de visitantes simultâneos

Em seguida, avalie a quantidade de visitantes que você espera receber em sua loja. Isso é importante para que se possa fazer uma melhor escolha no que corresponde aos tipos de servidores (falaremos sobre isso mais adiante).

Poucas visitas simultâneas não exigem muitos recursos, por isso, se esse for o seu caso, um plano de hospedagem compartilhada pode ser o bastante para o início. Agora, se você pretende investir na atração do público ou já sabe que terá um considerável número de visitantes simultâneos, a sua hospedagem Magento deve partir para a VPS ou a dedicada.

Número de produtos disponibilizados

Semelhante à quantidade de visitantes é o número de produtos. Quanto maior ele for, mais recursos serão precisos para a sua hospedagem Magento. Sites menores e com uma reduzida cartela de mercadorias terão nos servidores compartilhados o melhor custo-benefício.

No entanto, se houver um significativo número de produtos, os servidores VPS ou dedicado serão as opções mais adequadas. Aqui, a dica é simples: consulte o provedor do serviço e peça uma orientação ao suporte acerca das indicações de uso dos planos de hospedagem.

Os tipos de servidor

Por último, mas não menos relevante, falaremos um pouco dos servidores. Acabamos de mencionar os 3 principais deles — o compartilhado, o VPS e o dedicado.

Desconsiderando a quantidade de visitantes e o número de produtos, o que você precisa saber é que uma hospedagem compartilhada é aquela em que haverá diversos usuários utilizando o mesmo servidor.

Isso significa que os seus recursos são divididos entre as partes, e é por isso que essa opção é recomendada apenas para as lojas pequenas: esse compartilhamento de recursos pode prejudicar a velocidade do site, especialmente nos picos de acesso.

Para evitar problemas dessa natureza, uma hospedagem VPS pode ser a alternativa, a qual é indicada para os e-commerces de médio porte. Entretanto, tratando-se de lojas virtuais maiores (com expressivo número de visitantes e produtos), a hospedagem dedicada será, sem a menor sombra de dúvida, a melhor escolha.

Tenha em mente que, nesse caso, o servidor é somente seu, ou seja, todos os seus recursos são exclusivos para a sua marca. Você poderá configurá-lo da maneira que bem entender, conquistando o máximo da sua segurança e do seu desempenho.

A questão a salientar é que existem diversos serviços disponíveis, porém, muitos deles não são capazes de atender às exigências mínimas para um e-commerce Magento. É por essa razão que você deve ter um certo cuidado ao escolher o seu provedor de hospedagem.

Quanto à plataforma Magento em si, fique sabendo que ela é uma das melhores soluções para o desenvolvimento de um e-commerce. Utilizada por mais de 250 mil empresas em todo o mundo, incluindo gigantes como Burger King, Coca-Cola e Saraiva, a sua imensa qualidade é algo que não está em  discussão.

O que achou deste artigo sobre a hospedagem Magento? Gostou? Quer saber mais? Então entre em contato conosco agora mesmo! Estamos prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas!