Tecnologia

 Conheça a Metodologia Scrum e entenda as suas vantagens!

Hoje em dia, eficiência é a palavra de ordem para qualquer empresa, especialmente no trabalho dentro do setor. Muitos projetos acabam ganhando proporções bem acima do esperado, o que leva a trabalhos irregulares e baixa produtividade. Uma forma de lidar com isso é buscar uma técnica mais eficiente de planejamento, como a metodologia Scrum.

Talvez você já tenha ouvido falar dela, mas ainda não saiba como funciona ou qual é sua importância para a empresa. Para ajudar com isso, vamos explicar o que é essa metodologia, como ela beneficia o setor de TI e como ela pode ser colocada em prática com mais eficiência. Acompanhe.

O que são metodologias ágeis?

Diferentemente de muitos setores, a área de tecnologia da informação não pode sempre trabalhar com prazos e agendas fixas. O prazo para implementação de sistemas digitais é sempre volátil, mais do que em muitas outras áreas de trabalho. Nesses casos, a melhor alternativa é utilizar metodologias ágeis, como a Scrum.

De forma simples, estas metodologias são baseadas não na entrega de um produto final pré-determinado, mas, sim, em uma série de funcionalidades e recursos, os quais compõem um produto funcional.

A ideia é que, independentemente do ponto de produção em que o projeto tenha que ser entregue, haverá um produto que atende às principais demandas do cliente. Qualquer outra funcionalidade adicionada antes do tempo limite passa a ser uma forma de agregar valor.

O que é metodologia Scrum?

O Scrum é um tipo de metodologia ágil que se baseia em ciclos de produção. Nele, uma equipe de trabalho se reúne para estabelecer metas de curto prazo, as quais costumam ter um tempo limite de 1 mês — que é chamado de “sprint”.

Nesse período, todos trabalharam para alcançar o primeiro objetivo e, no fim do prazo, se reúnem para discutir os resultados. Nesse momento, é feito um novo planejamento para a próxima sprint e o ciclo se repete até que o prazo final do projeto seja alcançado, visando sempre à melhor performance do time.

Como aplicá-la nos processos de TI?

Agora que você entende o que é essa metodologia, o próximo passo é saber como ela pode ser colocada em prática. Veja aqui alguns passos que você pode seguir.

Defina um objetivo e um prazo

Naturalmente, a base de qualquer projeto é a definição de seus objetivos e o estabelecimento de prazos para seu cumprimento. A partir disso, você pode estabelecer metas menores e definir quantos sprints terá até a entrega do produto final. Dependendo do quão familiar é o tipo de projeto e de seu conteúdo, você pode ter uma noção mais precisa do que pode ser alcançado.

Monte uma lista de prioridades

Com base nos prazos e nas suas metas, você e sua equipe devem se perguntar: o que é mais importante para o cliente? A partir disso, você pode definir qual será sua ordem de prioridade para as diferentes funcionalidades do projeto. Dessa forma, o Backlog do seu produto terá as qualidades mais importantes, sendo adicionadas em ordem.

Atribua papéis

Dentro da Metodologia Scrum, existem algumas funções específicas.

  • Scrum Master — é o responsável por instruir as pessoas em como cumprir essa metodologia, atuando como orientador e líder;
  • Product Owner — é o responsável pelo produto final, ou seja, aquele que avalia quais funcionalidades devem ser priorizadas e quais devem ser descartadas, sendo um representante do público na empresa;
  • Scrum Team — é a equipe multidisciplinar que vai cumprir as tarefas do sprint.

Esses papéis são importantes e devem ser atribuídos desde a primeira reunião. Também é importante lembrar que esses papéis não precisam ser fixos. Diferentes pessoas podem assumir essas responsabilidades, dependendo do momento.

Estabeleça reuniões com frequência

Como já mencionamos, a metodologia Scrum se baseia na realização de reuniões e planejamentos regulares. Sendo assim, o próximo passo é definir qual será a frequência dessas reuniões. Alguns projetos podem ter sprints diárias, enquanto outros pedem um prazo de 1 ou 2 meses. Isso tudo dependerá do seu contexto e do objetivo que você pretende atingir.

Avalie seu desempenho ao longo do caminho

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de usar suas reuniões para avaliar os resultados obtidos em cada sprint e adaptar seu planejamento. Dessa forma, mesmo que ocorra algum imprevisto, você e sua equipe ainda podem manter o ritmo e entregar o produto final com a qualidade desejada.

Quais são seus principais benefícios para o setor de TI?

Como já mencionamos, esse tipo de desenvolvimento é praticamente indispensável para a melhor produtividade de qualquer equipe de TI. Veja aqui algumas das vantagens que ela proporciona.

Otimização do planejamento

Um erro comum neste setor é ter que gerenciar e trabalhar em múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Além de haver perda de produtividade na transição entre uma e outra, no fim das contas, você fica com vários trabalhos incompletos. Por isso, cada sprint é focado em um objetivo por vez.

Produto final atende melhor à demanda do cliente

Todo projeto de metodologia Scrum segue um Product Backlog, que é uma lista de funcionalidades que devem ser adicionadas. Essa lista é ordenada de acordo com sua importância para o cliente, então, as primeiras tarefas são focadas em oferecer o benefício principal que o público busca, otimizando os resultados.

Incentivo à cooperação entre times

Em projetos mais tradicionais, diferentes profissionais podem nem se aproximar ao longo do processo, o que não contribui com seu desempenho. Com reuniões frequentes e objetivos mais claros ao longo do processo, é mais fácil para todos na equipe se organizarem em conjunto.

Manter controle sobre custos e prazos

Outra vantagem de revisar frequentemente seu Backlog é entender melhor quais são seus custos e como seus prazos estão progredindo. Esse tipo de informação facilita futuros planejamentos, tanto no projeto atual quanto nos próximos.

Agora que você entende melhor o que é a Metodologia Scrum e como usá-la, é hora de aplicá-la em seu negócio e maximizar o desempenho da área de TI. Lembre-se: vale mais para o usuário ter 1 funcionalidade finalizada que 10 incompletas.

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