Cloud

Afinal de contas, o que é cloud 2.0? Entenda aqui!

A medida que novos avanços na tecnologia são descobertos, a forma como as pessoas interagem e como as empresas trabalham também se alteram. Basta olhar para o passado e para a história das várias invenções que a humanidade já criou. Da roda até a tecnologia digital, cada um desses passos contribuiu com o avanço da civilização e criou novas possibilidades para as pessoas ao redor do mundo.

Uma das ferramentas mais recentes nessa trilha é o cloud computing, ou Computação em Nuvem, que já faz parte da infraestrutura de praticamente todas as empresas. E essa tecnologia continuou se aprimorando ao longo dos anos, agregando outras ferramentas e formas de organização de dados, até chegar ao que conhecemos hoje como cloud 2.0.

Para qualquer empresa hoje em dia, investir na tecnologia em nuvem é indispensável, seja ela desenvolvida internamente ou terceirizada. E, com as suas bases se modificando, também é necessário que os negócios se adaptem para acompanhar essas tendências.

Para te ajudar a entender melhor isso, vamos explicar melhor o que é o cloud 2.0 e quais desafios ela promete superar. Acompanhe.

O que é cloud computing?

O conceito de computação em nuvem se refere a um tipo de estrutura de rede onde há uma central de processamento e armazenamento de dados, a qual é acessada remotamente através da internet. Ela contém todas as aplicações e recursos que são utilizados pelos usuários, mas sua disponibilidade é transferida para diferentes pessoas ao longo do tempo, de acordo com a necessidade.

A ideia é que o servidor na nuvem pode ser usado como uma ferramenta mais versátil no armazenamento e compartilhamento de dados. Primeiro, diferentes usuários podem acessá-lo remotamente através de qualquer aparelho conectado à internet, seja pelo celular ou computador. Segundo, modificações em dados de dentro da nuvem são imediatamente visíveis e replicadas para todos os usuários.

Essa tecnologia vem se refinando mais e mais nos últimos anos, promovendo melhor conectividade e agregando outras ferramentas em sua lógica. Hoje em dia, ela é um componente indispensável da comunicação nas empresas.

O que é cloud 2.0?

Considerando todos os pontos, quais seriam as diferenças entre o cloud 1.0 e cloud 2.0? Na realidade, não há uma divisão clara entre essas duas modalidades, mas sim uma série de mudanças incrementais que, quando acumuladas, levam à formação de um sistema diferente.

Em essência, o cloud 2.0 é o resultado dos vários anos de avanços na Computação em Nuvem. Não só há mais ferramentas que conseguem tirar maior proveito desses recursos como os profissionais que aplicam essa tecnologia dentro das empresas também possuem maior conhecimento para utilizá-la com mais eficiência. O resultado disso é um sistema em nuvem que proporciona melhor experiência do usuário e melhor performance.

Naturalmente, esses avanços dependem, em parte, das melhorias dos hardwares utilizados na confecção de servidores e processadores, assim como a conectividade 5G, fibra ótica e melhores padrões de wifi. Algo que deve ficar mais evidente à medida que esses recursos continuarem se modernizando.

Quais são as principais vantagens do cloud 2.0?

Mesmo que as características que compõem a nova geração da computação em nuvem sejam incrementais, a combinação delas cria uma cenário bem diferente do cloud 1.0. Principalmente no que diz respeito aos desafios que a nova versão deve ser capaz de superar no mercado atual.

Alguns dos principais exemplos dos benefícios que o cloud 2.0 deve trazer estão a seguir.

Segurança de dados

Um dos maiores desafios para as empresas e usuários de serviços online é promover a maior segurança da informação. Dados de clientes, colaboradores e parceiros possuem alto valor e, por isso, costumam ser o alvo primário de criminosos virtuais. Eles invadem sistemas para obter essas informações e depois cobrar um “resgate” por elas ou vendê-las para outros grupos que tenham interesse.

Sendo assim, a tecnologia usada para proteger a informação que é armazenada na nuvem também precisa ser igualmente robusta. Isso inclui melhores sistemas de criptografia, protocolos de segurança e controle de acesso a dados. Coisas que já foram desenvolvidas e continuam sendo aprimoradas.

Velocidade de processamento

Outro problema que o cloud 2.0 deve ajudar a enfrentar é o poder de processamento dos servidores em nuvem. A medida que a tecnologia aumenta a produtividade de um negócio, ela também começa a ser usada por mais usuários, o que aumenta a demanda por um processamento mais rápido e eficiente. Isso sem ter que converter prédios inteiros em casas para servidores.

Em parte, esse problema é solucionado com a introdução de novas ferramentas e hardware mais avançado. Porém, também há muitas mudanças que já foram feitas na estrutura e lógica usada nos servidores. Ou seja, é possível obter melhor performance com o mesmo hardware.

Maior abrangência e acessibilidade

A cada ano, a infraestrutura de internet ao redor do mundo continua sendo aprimorada e refinada. Além da conectividade 5G, que promete elevar ainda mais a qualidade da navegação móvel, também é esperado que áreas mais afastadas dos centros urbanos comecem a ter acesso menos restrito aos serviços de internet.

Essa maior abrangência também é um ponto positivo para o cloud 2.0, pois significa que essa tecnologia estará disponível para mais usuários. Algo importante para promover o crescimento de um negócio e para ampliar o alcance de seu próprio produto.

Suporte multiplataforma

Até recentemente, uma das dificuldades na utilização da computação em nuvem era que, para tirar proveito dela, era necessário contratar serviços terceirizados de uma empresa. Porém, se você utilizasse recursos de provedores diferentes, nem sempre suas plataformas seriam compatíveis com o tipo de servido que você utiliza.

Felizmente, há uma tendência cada vez maior para a unificação dessas plataformas. Ou, pelo menos, a utilização de interfaces que permitem a operação de várias plataformas sob a mesma lógica. Algo muito útil para quem precisa lidar com recursos tecnológicos muito variados dentro da empresa.

Com o tempo, o cloud 2.0 deve se tornar a norma para todas as empresas e usuários ao redor do mundo. E ele também deve continuar avançando a medida que novas ferramentas e avanços tecnológicos forem descobertos.

Tem mais alguma dúvida sobre o cloud computing? Então deixe um comentário abaixo com sua pergunta.