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Conheça o ChatGPT, a inteligência artificial da OpenAI

A OpenAI desenvolveu o ChatGPT, um modelo de linguagem que vem se destacando pela sua notável habilidade de entender e elaborar textos no estilo humano. Para alcançar esse resultado, ele foi treinado a partir de milhões de exemplos de texto, com isso ganhando aptidão para compreender e responder a diversos tópicos e contextos.

Essa inteligência artificial tem em sua essência a capacidade de entender e gerar o que se parece com uma pessoa, um recurso que pode oferecer muitas soluções à comunicação e a diversos outros campos. Neste artigo, iremos nos aprofundar no que é o ChatGPT e suas capacidades, além das aplicações que pode oferecer, desde o dia a dia e os impactos que ela causará no mercado de trabaho.

Afinal, será que ela substituirá mesmo muitas profissões de TI, produtores de conteúdo e até publicitários? Continue lendo e descubra!

O que é, como e onde surgiu o ChatGPT?

A OpenAI, uma entidade de caráter sem fins lucrativos, idealizou o ChatGPT, um chatbot de Inteligência Artificial que visa trazer soluções práticas para qualquer pessoa da Terra que tenha acesso à internet. Elon Musk, embora não envolvido diretamente mais, foi um dos seus idealizadores, sendo a Microsoft seu maior patrocinador na atualidade, além de promover otimização para um marketing digital de qualidade e aumentar as vendas na internet.

O ChatGPT é o sucessor da InstructGPT e, embora ainda em desenvolvimento, é bastante funcional. Por meio dela, os usuários têm a oportunidade de vivenciar uma experiência de conversação muito realista, pois basta que façam uma solicitação ou questionamento e obterão uma resposta mais que específica.

Já abordamos as funcionalidades, mas qual a novidade que a IA Chatbot tem a oferecer, se comparada com as grandes Assistências Virtuais disponíveis, como Google Assistente, Alexa e Siri? Bem, não há diferenças notáveis, pois todos eles também são capazes de prover respostas conversacionais, com recursos de Inteligência Artificial sofisticados.

O ChatGPT da OpenAI é surpreendentemente preciso e inovador. Ao contrário de serviços convencionais que apenas identificam e reproduzem pedaços de conteúdo já publicados para maioria das perguntas, esse chatbot tem a capacidade de criar respostas originais. Parece que o serviço alcançou um nível que grandes empresas tecnológicas vêm tentando alcançar por anos com seus assistentes virtuais.

Entenda onde ele começou

Em Novembro de 2022, o ChatGPT de OpenAI foi lançado, causando uma agitação que se compara a outros eventos históricos, desde a chegada do primeiro iPhone, do mecanismo de busca Google até a introdução do Netscape que pôs a internet à disposição para uso comercial.

De acordo com Bill Gates, a inteligência artificial da ChatGPT está pronta para mudar o mundo ao permitir que os computadores compreendam o conteúdo, o que permitirá tornar muitos trabalhos de escritório mais eficientes.

Sediada em São Francisco, o serviço foi oferecido de forma gratuita, tendo em vista a monetização em um futuro próximo. Segundo estimativas de 4 de dezembro, mais de um milhão de usuários haviam se cadastrado. No entanto, em janeiro de 2023, o ChatGPT alcançou uma marca impressionante, contabilizando mais de cem milhões de usuários, tornando-se, assim, o aplicativo de consumo de crescimento mais acelerado naquele período.

Contudo, de acordo com a CNBC, publicada em 15 de dezembro de 2022, o serviço ainda apresentava instabilidades. O ChatGPT é mais eficiente ao funcionar em língua inglesa, porém, também é possível seu emprego em outras línguas, embora o sucesso deste empreendimento seja variável. Ao contrário de outros avanços recentes na área de Inteligência Artificial, em dezembro de 2022, nenhum documento técnico oficial revisado por pares havia sido lançado a respeito do ChatGPT.

Como funciona o ChatGPT?

É bem complexo compreender a extensão dos poderes do ChatGPT sem um conhecimento aprofundado de Inteligência Artificial, como o Deep Learning, que é o “motor” por trás da plataforma. Basicamente, ele é um serviço de aprendizado contínuo como qualquer outro, mas tem a capacidade de localizar, combinar e gerar dados novos de uma maneira surpreendentemente produtiva.

Os dados na internet e as interações de cada usuário são utilizados para criar a melhor resposta naquele momento. Além de fornecer respostas a perguntas, o ChatGPT oferece ainda seus benefícios no marketing de conteúdo: você pode solicitar à ferramenta que liste as melhores palavras-chave para um determinado tópico, ou mesmo que escreva um artigo completo para cada uma delas, além de ser perfeita para uma melhor gestão de e-commerce.

Qual a diferença do ChatGPT para outros chatbots?

O Chat GPT conta com uma tecnologia de modelo de linguagem avançada, capaz de decifrar o significado das frases, ao contrário dos chatbots tradicionais que se baseiam em regras pré-definidas. Dessa maneira, as conversas desenvolvidas pelo Chat GPT tendem a ser mais complexas e podem responder a um número ilimitado de questões, oferecendo assim uma flexibilidade e dinamismo incomparável.

Os outros chatbots, por sua vez, devem ser configurados segundo um roteiro definido manualmente. Com isso, eles não conseguem dar respostas para qualquer questão, apenas as que foram codificadas para que respondessem.

Por exemplo, quando entramos em um site específico e temos a oportunidade de conversar com um chatbot, ele foi programado para tomar decisões com base nas mensagens e respostas. Por isso, um Chat GPT é capaz de manter conversas mais profundas e respostas a um número praticamente infinito de questões. Uma tecnologia extremamente flexível e dinâmica.

Qual o nível de inteligência e serviços que já podem ser realizados?

Logo após o seu lançamento, o ChatGPT alcançou a marca de um milhão de usuários. Apesar dos resultados impressionantes e da aplicação da ferramenta na criação de conteúdo de qualidade, ela ainda se encontra longe de ser a perfeição comum a todas as outras tecnologias de Inteligência Artificial.

À medida que a Inteligência Artificial prossegue seu curso, provavelmente diversos cargos profissionais serão influenciados para se adaptar à inovação. Deste modo, para permanecer competitivo e afetivo no mercado de trabalho, é essencial adquirir novas capacidades e aptidões que sejam requisitadas na economia direcionada pela IA.

O recurso oferece a capacidade de executar um número incontável de funções, que vão desde escrever textos, tais como artigos, notícias e redações escolares, até gerar códigos completos de programação ou detectar erros e defeitos em códigos, criar estratégias de marketing, compor músicas e até mesmo, auxiliar a elaborar trabalhos acadêmicos.

O ChatGPT é um risco para profissionais de marketing e tecnologia?

O novo sempre assusta desde há muito tempo (como o importante evento da revolução industrial) e o ChatGPT vem sendo pautado em muitas teorias da conspiração, como o símbolo do início do domínio das máquinas e seremos escravos daquilo que criamos.

Mas será que realmente estamos fadado ao fracasso? Será que a Inteligência Artificial está pronta para tomar o lugar de desenvolvedores de programas, redatores, profissionais de jornalismo, copywriters, revisores, profissionais de design gráfico e especialistas em SEO?

Sem sombra de dúvidas, o serviço pode ser extremamente útil e vantajoso, especialmente porque é oferecido gratuitamente (até o momento). É importante deixar claro, porém, que o ChatGPT ainda não realiza milagres. Se estamos mesmo testemunhando uma revolução, ela está apenas começando.

Ou seja, lembre-se que trabalhamos de humanos para humanos e precisamos de força na mão de obra para toda essa engrenagem funcionar. Então, o ChatGPT não veio para substituir nenhum profissional e sim, aumentar a sua produtividade e qualidade no trabalho produzido.

Lembre-se: para um profissional que está antenado às tendências de TI, inovando suas habilidades e sempre aberto às novas possibilidades que o mercado fornece, não lhe faltará oportunidades, pelo contrário, são essas pessoas que grandes organizações estão garimpando em busca de encontrá-las. Portanto, trate de se qualificar e seja exímio!

Quais são suas limitações?

Como modelo de linguagem, o GPT tem algumas limitações. Algumas delas incluem:

  • dificuldade em entender contextos complexos: ele é treinado em uma vasta quantidade de texto, mas ainda assim pode ter dificuldade em entender termos mais profundos ou ambíguos. Em alguns casos, pode gerar respostas que parecem corretas, mas não são relevantes para a pergunta;
  • propensão ao viés: a inteligência artificial pode ser propenso a reproduzir respostas que podem ser injustas ou discriminatórias;
  • dependência do contexto: o modelo de linguagem depende desse ponto para gerar respostas. Se ele for fornecido for inadequado ou impreciso, pode ser gerado respostas aleatórias;
  • dificuldade em conhecimentos específicos: perguntas que exigem conhecimento conhecimento especializado ou técnico o ChatGPT não conseguirá abordar bem;
  • necessidade de grandes quantidades de dados de treinamento: para produzir resultados de alta qualidade, ele requer uma grande quantidade de informações. Isso pode limitar sua eficácia em domínios onde não há uma grande quantidade de textos disponíveis

Quem já está usando o ChatGPT?

Indiferente do seu objetivo, seja ele o aumento da produtividade, a otimização do tempo ou o alcance de um público mais qualificado, o Chat GPT vem ganhando destaque no cotidiano de profissionais de todas as áreas. Confira onde essa tendência está fazendo um verdadeiro sucesso.

Desenvolvedores de Softwares

Os criadores de softwares têm à disposição o ChatGPT para construir assistentes virtuais que possam fornecer respostas precisas para os usuários e, além disso, construir sistemas chatbot para responder a mensagens de texto, voz e outras entradas.

Além disso, os desenvolvedores também podem se beneficiar da ferramenta para construir sistemas de inteligência artificial que sejam capazes de processar grandes conjuntos de informações, resultando em decisões ponderadas a partir desse volume de dados.

Produtor de conteúdo

O ChatGPT oferece uma solução incrível para quem busca produzir conteúdos criativos nos mais diversos formatos, como artigos, histórias, vídeos, e assim por diante. Além disso, a Inteligência Artificial presente nessa ferramenta ajuda os criadores a encontrarem conteúdos mais interessantes, economizando tempo e elevando a qualidade dos seus trabalhos.

Afinal ela é uma ótima ajuda para os criadores de conteúdo, oferecendo ideias úteis para novos conteúdos. Esta ferramenta consegue analisar os materiais já produzidos e, com base neles, apontar inspirações para novos trabalhos. Desta maneira, os autores podem gerar conteúdos únicos e intrigantes.

Analista de marketing

O IA proporciona uma abordagem inovadora à área de marketing, permitindo melhorar a comunicação com o público. Com essa ferramenta, as empresas podem esclarecer dúvidas comuns sobre preços, prazos de entrega e detalhes de produtos, além de outras questões específicas sobre a qualidade dos itens ou serviços.

Além disso, o ChatGPT pode ainda ser usado para enviar mensagens personalizadas com fins promocionais aos clientes. Adaptadas aos interesses de cada um, elas podem ajudar a engajá-los e a converter leads. Por último, ele também pode ser utilizado para receber feedback.

Publicitário

É a solução ideal para maximizar a eficácia de suas campanhas publicitárias. A plataforma proporciona conteúdos personalizados, ajustados aos interesses dos usuários. Por meio desta funcionalidade, as organizações conseguem direcionar seu marketing a um público mais específico e aumentar a probabilidade de alcançar seus objetivos.

Inclusive, o ChatGPT pode oferecer às empresas a oportunidade de melhorar o conhecimento sobre seus clientes. A Inteligência Artificial coleta e examina dados para permitir que seja descoberto o padrão de comportamento dos clientes. Isso contribui para a elaboração de campanhas promocionais mais eficientes e direcionadas.

Professor

A tecnologia oferece aos educadores diversas ferramentas de monitoramento que possibilitam uma avaliação contínua da progressão dos estudantes e permitem a realização de ajustes no programa da aula. Isto quer dizer que os professores podem conceber aulas mais eficientes e customizadas para cada aluno.

Ou seja, eles podem empregar a plataforma para criar atividades e avaliações que os alunos possam fazer para reforçar os conceitos aprendidos durante as aulas.

O que esperar para o futuro com a chegada do ChatGPT?

Atualmente, a Microsoft é a investidora principal da Open AI, e o império criado por Bill Gates tem planos bastante ambiciosos para ela. Dados de consultores de grande renome, como Dan Miller, da Opus Research, mostram que a tecnologia ChatGPT pode ser usada no Bing, alterando completamente a paisagem do mercado de busca, onde o Google é soberano há anos.

Nessa situação, as estratégias de SEO tendem a dar mais atenção ao mecanismo de pesquisa da Microsoft. É provável que o líder de mercado adote algo similar ao ChatGPT perante a pressão de outras empresas.

Mas a experiência nos buscadores mudarão?

Ao lançar os Featured Snippets nos resultados de pesquisa, o Google foi alvo de diversos comentários de webmasters devido ao possível impacto negativo na taxa de cliques e CTR. No entanto, ao longo do tempo, a visão deles foi alterada, dado o grande potencial de fortalecimento da autoridade do site que aquele tipo de resultado oferece.

Outro aspecto primordial são as despesas incorridas. O CEO da Open AI, Sam Altman, publicou no Twitter, respondendo a Elon Musk, que “os gastos de computação do ChatGPT são tão elevados que exigem uma forma de monetização”.

Nos dias de hoje, o panorama das profissões tende a mudar com frequência cada vez maior, e especialmente nas áreas de tecnologia as transformações podem ser muito mais acentuadas. Porém, como vimos, as ferramentas por si só não fazem milagres, e é prematuro avaliar se alguma ocupação está em risco.

O Google, aliás, resiste à produção em massa de conteúdos gerados por Inteligência Artificial, embora eles já apareçam nas primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Como usar o ChatGPT para o atendimento ao cliente?

Para usar o ChatGPT para atendimento ao cliente, você pode seguir os seguintes passos

  • integre o ChatGPT em sua plataforma de atendimento ao cliente. existem várias maneiras de fazer isso, dependendo da plataforma que você está usando. Por exemplo, pode usar o Zendesk Chat para integrar o ChatGPT em sua plataforma;
  • configure o ChatGPT para entender as perguntas mais frequentes: assim, fornecer respostas adequadas. Você pode treinar o ChatGPT com dados de perguntas e respostas anteriores para que ele possa entender melhor as perguntas dos clientes e fornecer respostas precisas e relevantes;
  • monitore a interação do ChatGPT com seu público e ajuste-o conforme necessário. Você deve monitorar o desempenho de acordo com o feedback;
  • certifique-se de que o ChatGPT esteja acessível e fácil de usar: lembre-se que ele deve ser intuitivo, até para os mais leigos;
  • treine seus funcionários de atendimento ao cliente para trabalhar em conjunto com o IA: eles devem saber interagir com o público em conjunto com o ChatGPT.

Aprenda usar o ChatGPT para o e-commerce

Vamos então às funcionalidades com o Chat GPT para otimizar o seu E-commerce. Como gerar relatórios, utilizar chatbots e personalizar recomendações? É preciso realizar a integração deste serviço através da API. Quanto às aplicações práticas, basta inserir comandos básicos, não sendo necessário informações de clientes ou dados pessoais. Para isso, faça:

  • elaboração da palavra-chave — palavras-chave bem definidas são um importante recurso para motores de busca para entender o que o produto pode oferecer. Com isso, suas ofertas aparecem nos resultados de pesquisa de acordo com a necessidade do usuário, aumentando a probabilidade de conversão em vendas. O Chat GPT auxilia nessa seleção dos termos ideais para suas ofertas, deixando ao seu critério a confirmação dos dados;
  • construa o título para o anúncio — escolher os títulos para o seu cadastro de produtos é essencial para o seu sucesso. Eles devem transmitir informação relevante, dentro do limite de caracteres permitido, além de serem otimizados para SEO. Aproveite para detalhar ainda mais suas instruções ao sistema, como a quantidade de caracteres, otimização e adicionar outros atributos;
  • faça a descrição para o anúncio — conte com a ferramenta para ter descrições claras e detalhadas é indispensável para que os usuários tenham uma experiência positiva com o e-commerce. Elas ajudam na tomada de decisão, reduzem as devoluções de produtos e criam uma boa reputação para o negócio;
  • também conte com o IA no e-mail para base de clientes — você pode solicitar a produção de mensagens eletrônicas customizadas por meio da inteligência artificial, de acordo com suas necessidades.

Como usar o ChatGPT nas estratégias de SEO?

O chatbot pode prover aos usuários informações essenciais para desenvolver conteúdos relevantes, como palavras-chave, tópicos para artigos, além de ajudar a criar títulos e sub-títulos estrategicamente interessantes.

O fato é que grande parte do trabalho de SEO exige que sejam feitos acompanhamentos e melhorias constantes. Porém, o ChatGPT não tem acesso a relatórios recorrentes e, até agora, não pôde ser conectado a outras ferramentas. Confira como usar essa tecnologia para SEO, experimentando com serviços básicos essenciais para que as empresas consigam destaque nos resultados do Google. Acompanhe!

Escolha do domínio no site

A escolha do domínio certo para um blog pode ser uma tarefa desafiadora para muitos. O ChatGPT pode ajudar nessa tarefa, fornecendo nomes de domínio úteis, embora nem todos possam ser ideais, já que alguns podem já estar em uso.

Busca de palavra-chave

O ChatGPT foi programado para oferecer respostas dentro de limites pré-estabelecidos, portanto, não espere um nível de detalhe extremo ao usar palavras-chave, mas você encontrará excelentes opções para começar. É possível notar a variedade de informações apresentadas e a qualidade da linguagem. Se desejar refinar a sua pesquisa com termos mais específicos, basta solicitar. Além da lista de resultados, você receberá uma descrição rápida sobre o tema.

Elaboração de títulos, meta-descrições e chamadas sociais

Se você procura títulos inovadores para algum conteúdo ou deseja fazer testes de CRO, o ChatGPT é o lugar certo! Além disso, se estiver em busca de títulos específicos para anúncios, postagens em redes sociais ou páginas institucionais, a plataforma oferece uma gama de opções, bem como meta descrições e chamadas para redes sociais.

Produção de copy

Com o ChatGPT, você pode obter uma cópia eficaz para seu anúncio ou página de vendas! Se você não estiver contente, não há problema: solicite outra resposta e ele disponibilizará um novo texto persuasivo, fresquinho do forno!

Afinal, ao escrever conteúdos, é possível aumentar a produtividade na criação de textos estratégicos para marketing digital. Entre as possibilidades, estão e-mails marketing, landing pages, entre outras.

Neste artigo você teve a oportunidade de descobrir tudo sobre o ChatGPT, desde suas funcionalidades até as maneiras de usufruir dessa ferramenta. E como se já não bastasse, nada melhor que usar essa tecnologia para escrever sobre ela mesma: grande parte deste artigo foi criada a partir de textos gerados pelo próprio ChatGPT. Então, não perca tempo e parta agora para a descoberta deste novo universo!

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