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Marketing Digital

8 passos essenciais para ter qualidade no envio de e-mail

Uma das maneiras mais baratas e certeiras de prospectar leads para uma empresa é com o envio de e-mail. Aliás, essa é uma das ferramentas do marketing digital que pode ser utilizada para a atração de novos clientes, engajamento, reforço da autoridade da marca, relacionamento com o consumidor, vendas de produtos, entre outras utilidades.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o e-mail marketing não consiste apenas de enviar e-mails avulsos, a fim de encontrar contatar um cliente e esperar uma conversão. São necessárias uma série de técnicas, além de organização e planejamento. Você deverá ter que, literalmente, conquistar o e-mail da persona.

Para ajudar nessa missão, criamos este post com 8 dicas essenciais para você ter qualidade nos seus envios de e-mail. Confira!

1. Foque em planejamento

Antes de começar a enviar e-mails por aí, defina o que você pretende ao disparar os envios. Qual é o seu objetivo? Qual é a sua persona? Que linguagem pretende utilizar? Qual é o melhor horário? Todas essas questões têm um peso enorme, tanto na aceitação, que resultará em aberturas, quanto nas conversões. Você não deve enviar e-mails apenas por enviar, eles devem ter um objetivo claro, e para defini-los, terá que investir em tempo, planejamento e organização.

2. Construa uma lista de contatos

Mandar e-mails para pessoas aleatórias, que não tem o perfil nem o menor interesse em seu produto ou serviço, é uma grande perda de tempo e de dinheiro. Adquira seus contatos pelo método “opt-in” e suas variáveis. Você pode criar materiais ricos com informações pertinentes e trocá-los por dados dos leads. Outra forma de consegui-los, é oferecendo testes do seu produto ou serviço digital, pedindo o e-mail como registro.

Essas são algumas formas de garantir que a persona tenha algum interesse em sua empresa, além de facilitar o primeiro contato, pois você terá como justificá-lo. Não esqueça de segmentar os contatos de acordo com seus interesses e outras informações que forem pertinentes, pois tudo isso facilitará os envios.

3. Crie conteúdos relevantes

O seu objetivo não deve ser apenas fazer o usuário clicar em um link ou ver o banner do seu produto. Entregue conteúdo de qualidade, pois assim o cliente terá uma boa experiência ao abrir o seu e-mail, o que estimulará a abri-lo mais vezes. Crie conteúdos educativos e que mostrem para a persona que ela pode precisar de seu produto ou serviço, mas sem apelação.

Se o seu produto for um aplicativo sobre saúde e bem-estar, por exemplo, que auxilia a pessoa a ter uma vida mais saudável, crie conteúdos sobre saúde em geral. Faça artigos mostrando a importância de se alimentar bem e praticar exercícios. Também, use o CTA para mostrar a importância de ter um aplicativo auxiliando nesse controle de qualidade de vida.

4. Estipule uma frequência

Se você pretende trabalhar com newsletter, os e-mails informativos, deixe claro para os leitores quais os dias da semana que você enviará, para que ele crie o hábito de esperar pela informação. Assim, você aumentará o engajamento e mostrará compromisso com ele.

O ideal é evitar períodos muito curtos entre os disparos das newsletters, pois isso pode cansar o cliente. Também, não é aconselhável criar intervalos muito longos, pois o cliente pode esquecer que assinou a sua newsletter e perder o hábito de lê-la.

5. Foque no design responsivo

É bem provável que a sua audiência confira os seus e-mails em dispositivos móveis, afinal, estamos conectados neles 24 horas por dia. Pois isso, é extremamente importante que o e-mail seja criado com um design responsivo, que se adapte a todo tipo de tela. Lembre-se que seu conteúdo está competindo com outros estímulos no smartphone dos usuários e, se ele não for claro, a notificação da rede social será bem mais interessante.

6. Não compre listas de e-mail

Essa é uma prática totalmente desaconselhável e que traz pouquíssimos resultados. Diferentemente das redes sociais, que são abertas, os e-mails são mais íntimos e tem uma característica mais profissional. Enviar e-mail para quem não autorizou é uma prática totalmente invasiva e trará prejuízos enormes à sua marca, deixando uma imagem extremamente negativa para os receptores.

Além disso, geralmente, essas listas de e-mail vêm com os spam traps, que são endereços mapeados pelos provedores e que buscam identificar remetentes que não limpam sua base de dados ou enviam mensagens invasivas. Se você for pego em uma situação dessas, poderá comprometer o seu endereço IP e o seu domínio será inserido em blacklists.

7. Crie um link para descadastro

O controle deve estar sempre nas mãos do usuário, por isso, nunca mande um e-mail para a sua persona sem um link para descadastro. Isso evita contratempos, além de prevenir que sua mensagem não seja sinalizada como spam, principalmente quando a pessoa não está interessada em receber mais suas mensagens e não vê uma saída para evitá-las.

8. Revise sempre a sua base de dados

Por mais que dê muito trabalho construir sua lista de e-mail, você terá que desapegar de alguns leads. Essa é uma boa prática e evita que seus e-mails vão parar na caixa de spam, porque a pessoa não abre, não vê o link de descadastramento e busca outras formas de não recebê-lo mais.

Monitore os números e verifique os indicadores, como as taxas de aberturas. Se um usuário está se recusando a abrir os seus e-mails, tente mudar a abordagem, faça uma campanha de reengajamento. Se depois de tudo isso não houver resultado, o ideal é abandonar aquele lead para focar exclusivamente naqueles mais fiéis. Quem sabe um dia ele volta!

Esperamos que, após a leitura deste texto, você tenha entendido a importância de ter critérios no envio de e-mail. A boa prática, além de favorecer o aumento de conversões, manterá uma boa imagem de sua marca, mesmo perante aqueles que, em um primeiro momento, não se interessarem pelos seus e-mails. Isso garante que eles voltem em outra oportunidade e não saiam por aí fazendo propaganda negativa.

E aí, gostou do nosso post? Comente abaixo o que você achou das nossas dicas sobre o envio de e-mail.